Mais uma vez a Rede DB de Supermercados e Hipermercados está entre as empresas colaboradoras dos Expedicionários da Saúde, ação voluntária de atendimento clínico, cirúrgico e odontológico a regiões isoladas favorecendo populações indígenas.

 

A 33ª edição dos Expedicionários da Saúde (EDS), acontece de 31 de julho a 8 de agosto, desta vez o Centro Hospitalar Móvel foi montado na Comunidade Indígena de Maturacá, localizada nos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro, em Manaus, e atenderá, principalmente, a população indígena Yanomami. Nesta expedição também serão contempladas as demandas cirúrgicas das aldeias dos Polos Base de: Inanbú, Maturacá, Maiá, Marauirá, Marari, Médio Paduari, Alto Paduarí, Cachoeira do Araká, Araká e Ajuricaba, uma população estimada em 6.581 pessoas e distribuídas em 35 aldeias.

 

“Desde a 25ª edição o DB contribuí com alimentos e produtos de higiene e limpeza. Já nos sentimos parte desta equipe apoiando esta grande iniciativa como uma forma de auxiliar a gente da nossa terra", contou o gerente de marketing da Rede, Guto Corbett.

 

Formado somente por voluntários, a Organização Expedicionários da Saúde (EDS), entidade não governamental, que mantém uma sede na cidade de Manaus, estima realizar nesta expedição 200 cirurgias (oftalmológicas e gerais) e 1.500 atendimentos clínicos em diversas outras especialidades. A 33ª edição conta com uma equipe composta por 60 voluntários entre médicos, enfermeiros, profissionais de informática entre outros, além da participação de 60 profissionais de saúde do DSEI-Distrito Sanitário Especial Indígenas (DSEI).

 

Além do apoio da Rede DB, a 33ª expedição conta com ajuda da Força Aérea Brasileira (FAB) e Exército Brasileiro, Ministério da Saúde (SESAI-DSEI) e Ministério da Justiça (FUNAI).