Neste mês de novembro, acontece a 34ª edição dos Expedicionários da Saúde (EDS) e mais uma vez o Grupo DB, maior Rede de supermercados e hipermercados da região Norte do país, está entre as empresas colaboradoras desta ação voluntária, que leva atendimento clínico, cirúrgico e odontológico a regiões isoladas favorecendo populações indígenas.

 

Nesta expedição, o Centro Hospitalar Móvel foi montado no Pólo Sai Cinza (Base do DSEI – Distrito Sanitário Especial Indígena), localizado no município de Jacareacanga, no Estado do Pará, e atenderá, principalmente, as etnias Munduruku, Apiacá e Kaiabi. Diferentes etnias habitam esta região, totalizando cerca de 11 mil indígenas, distribuídos em 121 aldeias.

 

“A Rede DB participa desta importante ação social, desde a 25ª edição, doando todos os alimentos e produtos de higiene e limpeza necessários para o período de cada expedição. Para nós é muito gratificante ajudar este grande projeto, pois é uma forma de auxiliar a gente da nossa terra", ressaltou o gerente de marketing da Rede, Guto Corbett.

 

Formado somente por voluntários, a Organização Expedicionários da Saúde (EDS), entidade não governamental, que mantém uma sede na cidade de Manaus, estima realizar nos sete dias de expedição 200 cirurgias (oftalmológicas e gerais) e 2.500 atendimentos clínicos em diversas outras especialidades.

 

A 34ª edição conta com uma equipe composta por cerca de 60 voluntários entre médicos, enfermeiros, profissionais de informática entre outros.

 

Além do apoio da Rede DB e demais parceiros, a 34ª expedição conta também com ajuda da Força Aérea Brasileira (FAB) e Exército Brasileiro, Ministério da Saúde (SESAI-DSEI) e Ministério da Justiça (FUNAI).