Se você pretende fazer parte do time de pessoas saudáveis, que não só almejam emagrecer, mas ter uma qualidade de vida melhor, então você precisa adotar já alguns hábitos que, praticados diariamente, mudarão a sua vida.

Alguns profissionais da área da saúde afirmam que o ideal é que hábitos saudáveis sejam inseridos durante a infância, mas nunca é tarde para adquirir bons costumes não é mesmo?!  Então se você está realmente disposto a mudar seus hábitos e ter um estilo de vida mais saudável, mostramos a você por onde começar:

Beba água: hidrate-se

Não poderia começar de outra forma, se não pelo que mais nos auxilia a manter o corpo em boa saúde: a água! Sim! Beber, no mínimo, dois litros de água diariamente, é essencial para a manutenção da saúde. A água nos beneficia de diversas formas e, principalmente, auxilia na prevenção de doenças do trato urinário como pedra nos rins. Por isso, o primeiro hábito saudável é beber água com mais frequência.

Durma bem

Dormir é tão importante ao corpo quanto comer, beber água e se exercitar. Dormir bem é essencial para uma boa qualidade de vida, pois é durante o sono que a imunidade é reforçada e as células são renovadas. Geralmente, o recomendado é dormir 8 horas por dia, porém isso varia de pessoa para pessoa, pois cada organismo é diferente e o período de descanso também – uns precisam mais, outros menos. Por isso, só você é capaz de dizer quantas horas precisa dormir para se sentir bem.

Abra mão do cigarro e de bebidas alcoólicas

Todo mundo sabe que o cigarro faz muito mal à saúde, não só pode causar câncer de pulmão ou de boca, mas também mais de 50 outras enfermidades. Então se você quer ser mais saudável, evite. Já as bebidas alcoólicas, você pode “beber com moderação”, nada em excesso viu?! O consumo responsável ajuda você a manter uma vida mais equilibrada e saudável.

Alimente-se com qualidade

Sabe o que melhora a saúde consideravelmente? Comer, mas é comer bem, ter uma alimentação de qualidade, com alimentos saudáveis e uma dieta equilibrada e adaptada ao seu dia a dia. Sentar-se à mesa para se alimentar (não em frente à TV) e comer devagar – mastigando bem, também auxiliam muito na digestão e dão a sensação de saciedade, evitando que você coma de forma exagerada. Mas antes de tudo, procure um nutricionista. Nada melhor que um profissional qualificado para instruir você de maneira correta, verificando quais nutrientes o seu corpo precisa e que tipo de pratos deve começar a preparar.

Movimente-se

Sabemos que é difícil encontrar um tempinho para se exercitar, mas tente! Você só tem a ganhar! Hoje em dia, se exercitar não é apenas para quem quer perder peso, é também uma questão de saúde. Ao fazer exercícios físicos, seu corpo ganha mais disposição, ajuda a fortalecer seu sistema imunológico, reduz os níveis de estresse, ajuda a combater a insônia, sem contar que eleva sua autoestima, dentre outros benefícios. Você pode fazer alongamentos, correr na esteira vendo televisão, dar um mergulho na piscina, ir à academia ou fazer uma caminhada de 30 minutinhos, o que não pode é ficar parado.

Procure relaxar e cuidar da mente

Embora os estresses diários – no trabalho, no trânsito ou problemas em casa, é de suma importância separar uma parte da sua rotina para relaxar. O ideal é usar esse tempo para se dedicar a algo que goste, seja ler um livro, ouvir músicas, dançar, assistir a séries e filmes, jogar vídeo game… o importante é relaxar! Outra opção é a meditação que ajuda a acalmar a mente, atingir tranquilidade e paz interior. Experimente, você vai gostar.

Passe mais tempo com quem ama

É muito comum se deixar levar pela rotina e pelo cansaço. Deixamos para depois um abraço no filho, um beijinho no cônjuge, um passeio com familiares e amigos. Pode até não parecer, mas isso é fundamental para melhoria na nossa saúde. E se seu o objetivo é viver melhor, comece dedicando mais tempo a quem ama, você vai perceber o quanto isso vai ajudar na sua saúde.

Seguindo essas dicas, sua vida vai ficar muito mais saudável e você vai sentir a diferença na sua rotina diária. Pode apostar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.